Depois de um ano cheio em desafios, as empresas tiveram de arregaçar as mangas e lutar pelo seu crescimento e evolução. O que podem as empresas esperar de 2022? Foi esta a pergunta feita a algumas organizações, de modo a conhecer os seus objetivos futuros, perspetivas e visões. Incerteza, transformação digital, reinvenção, adaptação, flexibilidade e persistência, foram algumas das palavras dos líderes entrevistados, utilizadas para descrever as perspetivas do ano de 2022. Aqui ficam as respostas.
Elsa Veloso, fundadora e CEO da DPO Consulting:
Faço votos de que, em 2022, haja um elevado incremento na tomada de consciência dos temas ligados à privacidade e proteção de dados, sobretudo pelo Estado. Passados seis anos após a aprovação do RGPD, ainda assistimos a casos como o “Russiagate”, a divulgação excessiva de dados pessoais no portal BASE e à desconformidade dos cookies nos sítios web dos organismos públicos, desrespeitando uma decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE). A conformidade das empresas passa também pela atuação do Estado português, a quem compete dar o exemplo, especialmente quando é o maior beneficiário da chamada bazuca europeia, que prevê, entre outras grandes medidas, um elevado financiamento para a transformação digital, a qual deve cumprir a legislação da privacidade. A minha perspetiva é que passem a ser contratados profissionais experientes na área, para que possam resolver as dúvidas relativas a esta matéria.
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