PREPARAÇÃO PARA A CERTIFICAÇÃO E SELOS EUROPEUS

Acompanhamos de perto todos os desenvolvimentos no processo de certificação e obtenção de selos europeus, para em primeira mão apresentar aos nossos clientes a solução mais adequada.

 

O RGPD recomenda a adoção de códigos de Conduta, procedimentos de certificação e selos de proteção de dados que demonstrem que a organização está conforme com as disposições do Regulamento. A adesão a estes códigos de conduta e procedimentos de certificação traz um conjunto relevante de benefícios às organizações, melhorando a confiança digital e a responsabilização, estabelecendo mecanismos de mitigação de risco contra eventuais ações por violações de dados e constitui, acima de tudo, uma boa prática e evidência de implementação do Princípio da Responsabilidade.

 

Além desta componente, quando em contratação com terceiros, incluindo subcontratados, poderá incluir como requisito ou fator diferenciador, a posse por parte destas entidades, de códigos de conduta ou certificações reconhecidas. Numa sociedade de informação globalizada, estes mecanismos de indução de confiança digital necessária ao estabelecimento de um mercado único, serão progressivamente adotados quer na Proteção de dados como na Segurança da informação (ex.: ISO27001 já exigida por algumas organizações)